Novidades
Inicial / Divulgações / NOTÍCIA: Divulgados os indicados ao Prêmio STRIX 2017

NOTÍCIA: Divulgados os indicados ao Prêmio STRIX 2017

O prêmio STRIX foi criado pelo escritor e editor de livros Edson Rossatto, apoiado e patrocinado pela Andross Editora, para premiar o texto mais relevante de cada uma de suas coletâneas literárias.

A entrega se faz em uma cerimônia inspirada na do Oscar, com direito a tapete vermelho, cinco indicados concorrendo em cada categoria e show ao vivo com a música tema de cada livro. Para concorrer ao prêmio, basta participar de uma das coletâneas literárias da Andross Editora.

Em outubro de 2016, foram lançadas oito antologias, de contos, crônicas e poemas. Logo após o lançamento, os autores passaram a ler e elencar seu contos preferidos para que pudessem votar no prêmio Strix.

A Andross procura ser a mais justa possível no processo de eleição do texto com maior relevância em cada coletânea para receber a estatueta do Prêmio STRIX. Por essa razão, a metodologia de votação escolhida foi “júri popular”, que consiste nos próprios autores votando, e “júri técnico”, que consiste na equipe da Andross.

O processo todo acontece em duas fases:

De 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2017 aconteceu a  FASE 1: (Júri popular) os próprios autores votam nos dez textos que mais gostaram em ordem de preferência. Depois da somatória de votos, os dez mais votados vão para a fase 2

De 16 de fevereiro a 16 de março de 2017 aconteceu a FASE 2: (Júri técnico) os organizadores das coletâneas da Andross escolhem cinco na ordem de sua preferência. Os votos são computados e os cinco com maior pontuação são os indicados ao prêmio. Na verdade, o mais votado entre esses cinco já receberá o Prêmio STRIX. Contudo, só revelaremos o ganhador da cerimônia de entrega do prêmio.

Como prova de transparência, depois da cerimônia de entrega do prêmio, disponibilizamos uma postagem com todos os votos nas duas fases.

Abaixo segue o vídeo com o anúncio dos indicados ao prêmio Strix das coletâneas lançadas em outubro de 2016. A cerimônia de entrega das estatuetas aos vencedores ocorrerá em outubro de 2017, dentro da programação do evento Livros em Pauta.

Em 31 de março de 2017, serão anunciados os autores que foram para a segunda fase, mas que não foram os 5 indicados ao prêmio.

Sobre Edson Rossatto

É escritor, roteirista de quadrinhos, editor de livros, curador do prêmio literário Strix, organizador do evento cultural Livros em Pauta e apresentador do talkshow EM CONTEXTO, exibido todas às terças-feiras, ao vivo, às 21h, pela webtv flixtv.com.br.

Veja também

ENTREVISTA: 5 perguntas para Hugo Sales sobre o Prêmio Strix

Hugo Sales é escritor e já publicou contos em mais de 10 coletâneas literárias de …

ENTREVISTA: Ficção científica: como escrever?, com Roberto de Sousa Causo

O interesse por ficção científica cresce a cada ano. Mas afinal, o que uma história …

21 comentários

  1. Boa sorte e parabéns a todos!

  2. E coração agora que não se aguenta?! Como fica??? Muito honrada por ter conseguido uma indicação com contos tão maravilhosos!!! É uma dádiva poder escrever algo que acreditamos e ainda poder agradar ao publico.

  3. Muito bom! Parabéns a todos os indicados e boa sorte nessa última etapa.

  4. Patrick Álisson de Sousa

    Parabéns as meninas indicadas no Ponto de Criação, e aos demais autores nas outras antologias, muito merecido!

  5. Parabéns aos indicados!
    Alguns ainda não tive o prazer de conhecer, mas muitos dos indicados que eu conheço pessoalmente me fizeram pular de alegria!

    A avaliação foi muito difícil. Bons textos, excelentes ideias e histórias emocionantes.

    Parabéns ao indicados para o Prêmio Strix das antologias de 2016, vocês são guerreiros!

    E parabéns também aos que publicaram com a gente, sempre com muito carinho e dedicação na escrita.
    Vocês estão no meu coração!

    Parabéns!

  6. Quero parabenizar a todos os indicados, não foi dessa vez pra mim, mas oportunidade não faltará. Boa sorte a todos!

  7. Uau!
    Fico muito feliz em ter sido indicado. 😉
    Parabéns e boa sorte aos demais!

    Atenciosamente,

    Pedro Oliveira

  8. Parabéns a todos pela indicação. Que essa seja uma etapa de incentivo na jornada literária de vocês.
    Beijos

  9. Estou tão feliz por ter sido indicada!!
    Parabéns a todos os indicados!
    Que sonho ^0^

  10. Esse é um prêmio fantástico da Andross. Uma iniciativa fabulosa da editora em premiar os autores que se destacaram com sua escrita. Fico feliz em saber que a editora ao qual faço parte tem essa dedicação e carinho com os autores.

    Parabéns aos indicados, parabéns Andross Editora!

    Muito feliz em fazer parte dessa equipe!

  11. Olha, eu… estava muito, muito, muito ansioso para ver essa indicação, fazendo as contas, revendo os contos, tentando imaginar… será? Fico MUITO mais feliz ainda sabendo que sim, foi! Agora é esperar pelo Strix e curtir o tempo do sonho. Quanto aos outros, meus amigos, parabéns a todos os indicados, maioria dos que eu dei boas notas estão ali. Gostei muito disso. Parabéns à organização também e… rumo ao LEP.

  12. Caracas!!! Que ótima notícia!!! To muito feliz em receber a indicação, até porque tinha MUITOS contos bons concorrendo com o meu (achei que eu estivesse enferrujado)!! Hahahahahaha!! 😀

    Boa sorte a todos os indicados!!!! 🙂

  13. Parabéns aos indicados (as) ao Prêmio Strix. Muito bom ver na lista dos indicados (as) autores da minha lista de votação. Sucesso pra vocês! Muito bom compartilhar de uma coletânea da Andross e poder desfrutar de momentos como esse.

  14. Fiquei muito feliz e honrado com a indicação pois com ela entendo que os corações foram atingidos de modo que todos somos poetas quando preenchidos de amor e A dança vadia das letras versa sobre as palavras no seu sentido mais puro.
    Obrigado aos amigos que fiz nessa editora e aos organizadores tão competentes e dedicados.
    Parabéns a todos os indicados nas outras coletâneas.
    Já me sinto vencedor.
    Obrigado por tudo e mais uma vez, milhões de parabéns aos escritores desse país.

    Esse é um prêmio fantástico da Andross. Uma iniciativa fabulosa da editora em premiar os autores que se destacaram com sua escrita.

  15. Aeeeeee!!! Fui indicado. Parabéns a todos os indicados!

  16. Esse prêmio é muito importante porque ele impulsiona o escritor. Acho que como eu a maioria já pensou em desistir dessa difícil batalha literária, mas o que a Andross faz é não permitir que a esperança acabe!

  17. Parabéns aos indicados! Parabéns a Andross Editora, pelo lindo trabalho! Muito boa sorte a todos para a final do Strix!
    Fico muito contente em fazer parte desse projeto e me sinto representada pelos nomeados do Céus de Chumbo!
    Viva a literatura nacional!

  18. Parabéns aos indicados! Uma batalha e tanto.

  19. Parabéns para todos os finalistas do prêmio Strix! E parabéns para mimim também, rs!

  20. UM PEQUENO RELATO SOBRE PUBLICAR COM A ANDROSS EDITORA
    Recordo-me todas as vezes que me disseram: “ Você tem que parar com isso, você vive enfiada nessas histórias… você vai enlouquecer … a vida é real, não é ficção…”. Sempre soube que a vida não é ficção, embora eu soubesse disso, sempre fui ciente de que se eu parasse, abandonaria meu eu verdadeiro, tudo o que sou. O que restaria de mim mesma? Nada. Eu não parei, apenas arremessei do penhasco as pedras de tropeço que estavam no meio do caminho. Encorajei-me e segui . Vivi momentos. Amadureci ideias. Ousei.
    Depois de sepultar palavras passadas , escrevi as histórias mais lindas, histórias que nunca imaginei escrever, dentre elas está o meu conto primogênito , “Café para dois”. Quando me pus para escrevê-lo , eu não tinha nem noção do que era um conto, mas mesmo assim fui escrevendo. Estudei, li teorias e outros contos, aprendi como se fazia. Depois de pronto, senti que ele precisava ser lido por outras pessoas, então comecei minha busca por um concurso literário na internet.
    No dia 24/04/2016 me deparei com o concurso literário da Editora Andross, com uma proposta incrível. Uma editora que só trabalha de forma coletiva e que o foco é lançar novos escritores espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Lá no site da Andross, tinha as capas das coletâneas que estavam sendo montadas, e uma me chamou muita atenção, Sabor da Paixão, organizada pelo Leandro Schulai. Sem demora entrei em contato enviando um e-mail que dizia: “Olá, Boa tarde! Chamo-me Joely Queiroz, moro no sertão da Paraíba, e procurando na internet concursos de contos, encontrei o da Andross, fiquei interessada. Quando vi a capa de “Sabor da Paixão” só lembrei do meu conto, pois chama-se ‘Café para Dois’, sendo que ele é o meu primeiro conto com a temática amor.”
    O Schulai respondeu ao meu e-mail pedindo para que eu enviasse o conto, eu respondi que já havia enviado, pois fiquei tão entusiasmada com a oportunidade que surgia que não contive a ansiedade, enviei antes da resposta dele. Aguardei um tempo. Meu conto foi aceito no dia 23/05/2016, e consequentemente aprovado. No ato de aprovação eu recebi um e-mail contendo as seguintes palavras: “Sou Leandro Schulai, organizador da Antologia ‘Sabor da Paixão’. Li seu conto ‘Café para dois’ e saiba que simplesmente me fascinei pela tua história. Ótimos personagens, ótimas reviravoltas e tensões, o conto é muito gostoso de ser lido e muito intenso de ser digerido. Parabéns, conto mais que aprovado!” . Tais palavras encheram o meu coração de ânimo, e me fizeram acreditar que eu era capaz de escrever textos narrativos interessantes.
    Ah! Não posso esquecer de falar dos grupos no Whatsapp, o Brainstorm – Andross (conversas paralelas entre os escritores e organizadores) e o Andross – Oficial (para conversas sérias sobre a Andross e eventualidades). Entrei nos grupos assim que o conto foi aprovado. Tive que falar com o queridíssimo Dani Constantini para entrar nos grupos, na época ele não era organizador ainda, mas auxiliava a galera em muita coisa. Em ambos os grupos, tem uma galera muito competente, que escreve cada texto que me deixa boquiaberta. Sinto um carinho enorme por todos(as) e uma vontade de conhecê-los(as).
    O conto foi publicado na coletânea e lançado no evento cultural LIVROS EM PAUTA, na FAPCOM em São Paulo, organizado pelo Edson Rossatto (dono da editora). Senti uma emoção muito grande ao acompanhar o evento pelas postagem nas redes sociais de alguns escritores, e de lembrar que várias pessoas estariam lendo “Café para Dois”.
    Recebi meus exemplares da Coletânea Sabor da Paixão alguns dias depois do evento. Assim comecei a vende-los e a ler os trabalhos dos meus companheiros.
    Depois de ler, veio o período da primeira fase de indicação ao prêmio Strix, onde os próprios autores da coletânea teriam que votar entre si. Teríamos que escolher os dez melhores em ordem de preferência e pontua-los de 10-1. A segunda fase foi a seleção dos cinco melhores entre os dez, escolhidos pelos organizadores que compõem a equipe da Andross.
    A ansiedade e tensão tomou de conta, quase que meu coração não aguenta. O resultado tão esperado saiu no dia 22/03/2017 às 18 h, anunciado pelo Edson Rossatto através do site Em Contexto (www.emcontexto.com.br ). Eu vim saber do resultado uma hora depois da publicação no site, pois estava na estrada seguindo para universidade, quando vi as mensagens dos meus amigos queridos Daniel Constantini e Hugo Sales, parabenizando-me pela indicação. Depois fui vê os grupos, pois eu custava acreditar.
    Sim, eu estou entre os cinco melhores. Ser indicada me trouxe uma sensação indescritível, deu vontade de sorrir, gritar e chorar, tudo ao mesmo tempo. Foi tipo “meu coração dispara, tropeça , quase para.”
    Recebi também uma mensagem do Edson com felicitações e perguntando se eu vou para o Strix esse ano. Vou responder aqui: Edson, vou fazer o possível para ir. Já estou organizando-me. Creio que vai dá tudo certo!
    Enfim, quero agradecer a todos que leram, gostaram e votaram em “Café para dois”. Agradeço a você autor e a você organizador!
    Agradeço ao meu Deus pelo talento que Ele me deu e pela oportunidade de conhecer pessoas tão incríveis durante esse processo!
    Parabéns a todos os autores indicados!
    Aos que não receberam indicação, por favor NÃO DESISTAM! Cada um tem o seu potencial, vocês podem alcançar lugares altaneiros. Acreditem em vocês!
    Encontro todos no LEP!
    Um forte abraço!
    Atenciosamente,
    Joely Queiroz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *