Novidades
Inicial / Artigos / ARTIGO: Coisas que você (provavelmente) não sabia sobre o Homem-Formiga

ARTIGO: Coisas que você (provavelmente) não sabia sobre o Homem-Formiga

blog abreMais recente produção da Marvel Studios, o filme Homem-Formiga conquistou o público e a crítica e continua subindo nas bilheterias mundiais. Se você já viu – ou ainda pretende ver – o filme do diminuto herói, separamos 10 curiosidades a respeito do personagem que tornarão muito mais divertida a sua experiência com a produção. Duvida? Então veja abaixo:

Estreia não heroica: o personagem só foi ganhar uniforme colorido meses depois de seu surgimento
Estreia não heroica: o personagem só foi ganhar uniforme colorido meses depois de seu surgimento

1 – O Homem-Formiga estreou na revista Tales of Astonish 27 (1962), sendo um dos primeiros super-heróis da recém-nascida Marvel. Isso você já deve ter lido em várias reportagens por aí. O que você não deve ter lido é que, nessa estreia, o Homem-Formiga não era super-herói: a revista Tales to Astonish (Contos para Surpreender) era uma publicação focada em histórias de ficção científica e realismo fantástico, que apresentou a história de um cientista (Henry Pym) que descobriu uma forma de reduzir seu tamanho e vai parar num formigueiro, onde tem uma série de problemas com as “moradoras”. Percebendo o potencial super-heroico do personagem, Stan Lee resgatou-o algumas edições depois (Tales to Astonish 35), já devidamente transformado em herói, com roupa colorida e identidade secreta.

A concorrente também lançou um Homem-Formiga que nunca mais deu as caras.
A concorrente também lançou um Homem-Formiga que nunca mais deu as caras.

2 – Um ano depois da estreia do Homem-Formiga na Marvel, a concorrente DC também lançou um personagem com o mesmo nome. O Homem-Formiga da DC aparece na revista Batman 156 (1963), lutando ao lado de Robin, numa história em que Batman está fora da cidade. Sempre que o Menino Prodígio chega aos locais onde um crime está acontecendo, ele é surpreendido pela chegada do Homem-Formiga que ajuda a capturar os criminosos. Depois, é revelado que ele é um bandido, que tinha caído num riacho contaminado com uma fórmula de encolhimento criada por um cientista e tudo não passava de um plano para afastar as suspeitas de seus crimes.

Darren Cross existe nas HQs. E não é nada boa pinta.
Darren Cross existe nas HQs. E não é nada boa pinta.

3 – Darren Cross, o vilão do filme do Homem-Formiga, também já enfrentou o herói nos quadrinhos (mas não como Jaqueta Amarela que, ao contrário do filme, não é um vilão, mas sim outra identidade heroica de Hank Pym). Foi na estreia de Scott Lang como herói, publicada na revista Marvel Premiere 47 (1979). Na trama, Cross é um empresário que, na ânsia pela eterna juventude, realiza uma cirurgia para estimular seu coração e ganhar mais vigor. Porém, isso acelera seu metabolismo, obrigando-o a realizar constantes transplantes cardíacos, caso contrário ele morrerá. Assim, Cross sequestra a Dra. Érica Sondheim, que era a única capaz de salvar a vida de Cassie Lang, filha de Scott, que também estava morrendo. Para resgatar a médica e salvar sua filha, Lang se torna o novo Homem-Formiga.

Mitch Carson nas HQs. Essa cara derretida foi culpa do Homem-Formiga (mas não foi um soco no nariz).
Mitch Carson nas HQs. Essa cara derretida foi culpa do Homem-Formiga (mas não foi um soco no nariz).

4 – Outro personagem que aparece no filme e que veio dos quadrinhos é Mitch Carson, interpretado por Martin Donovan (no filme, ele é o agente da SHIELD que tem o nariz quebrado por Hank Pym logo no início do filme e, anos depois, compra a tecnologia do Jaqueta Amarela de Cross). Nas HQs, Carson é um agente de baixo escalão da SHIELD que foi escalado para vestir o traje do Homem-Formiga após a Guerra Civil que separou a comunidade super-heroica. No entanto, o agente nem chegou a por as mãos no traje, pois ele foi roubado pelo trapaceiro Eric O’Grady, que se tornou o terceiro homem a adotar a identidade do Homem-Formiga. Evidentemente, Carson não ficou contente e quase matou O’Grady para tomar dele o uniforme roubado, mas foi impedido pelo Homem de Ferro. Isso foi mostrado no título The Irredeemable Ant-Man (2006).

Levando um banho dos parceiros.
Levando um banho dos parceiros.

5 – Parece piada, mas o Homem-Formiga é o menor filme da Marvel, se considerarmos o seu tempo de duração (117 minutos). O filme mais longo é Vingadores (2010), com 143 minutos, seguido bem de perto por Vingadores: A Era de Ultron (2015) com 141 minutos.

É a cara do pai!
É a cara do pai!

6 – Nos quadrinhos, Hank Pym é responsável pela criação do robô Ultron. No universo cinemático da Marvel, essa criação foi creditada a Tony Stark, para dar coerência aos acontecimentos que vêm se desenrolando desde o primeiro filme do Homem de Ferro. No entanto, uma sutil referência foi colocada na trama: o capacete do Jaqueta Amarela, que enfrenta o Homem-Formiga no filme, tem as feições do robô Ultron.

Não aguento mais ficar pendurado
Não aguento mais ficar pendurado

7 – A ideia de fazer um filme com o diminuto herói já está na cabeça dos executivos bem antes do surgimento da Marvel Studios. Quando o estúdio foi criado, o Homem-Formiga estava cotado para fazer parte da Fase Um, antes do longa dos Vingadores. Nada mais lógico, afinal o Homem-Formiga é um dos membros fundadores da equipe. No entanto, a produção atrasou e foi deixada para a Fase Dois e, posteriormente, foi cotada para ser o primeiro filme da Fase Três, no lugar de Capitão América: Guerra Civil. Por fim, decidiu-se que ele encerraria a Fase Dois.

Prometeram-me um boné com as orelhas do Mickey se eu assobiasse aquela canção.
Prometeram-me um boné com as orelhas do Mickey se eu assobiasse aquela canção.

8 – Luis (Michael Peña) aparece assobiando a música “It’s a Small World”, tema da Disneyworld. Há três detalhes a se considerarem a respeito desta música: 1) faz referência à Disney, que comprou a Marvel; 2) faz referência ao “pequeno mundo” do Homem-Formiga e 3) é a segunda música-tema que lembra a Disney. A anterior foi “I’ve Got no Strings”, do clássico desenho Pinóquio, tocada em Vingadores: Era de Ultron.

Aparição mais que especial
Aparição mais que especial

9 – Apesar de não mostrar o rosto, a Vespa foi interpretada pela atriz Hayley Lovitt. Por sinal, a história de que a Vespa encolheu até um tamanho subatômico refere-se a um fato que também aconteceu nos quadrinhos, no final da saga Invasão Secreta. Posteriormente, os Vingadores resgataram a heroína e ela voltou à ativa.

Naterial de divulgação do filme prova poder do herói
Naterial de divulgação do filme prova poder do herói

10 – Quando reduz seu tamanho, o Homem-Formiga mantém a mesma força de um homem comum. Assim, sob sua diminuta forma, pode-se dizer que o herói tem força “ampliada” em mais de 1400%. Isso faz valer a afirmação científica de que as formigas são capazes de carregar pesos bastante superiores ao seu tamanho (até 100 vezes mais).

Sobre Eduardo Marchiori

É jornalista, editor do blog Raio X, colaborador das revistas "Mundo dos Super-Heróis" e "Mundo Nerd" e do blog O Pastel Nerd

Veja também

ARTIGO: Os uniformes do Capitão América

Aproveitando o lançamento do filme do Capitão América, abrimos o guarda-roupa do Sentinela da Liberdade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *